Quanto Economizar por Mês?
Quanto dinheiro devo economizar por mês?
Todos sabemos da importância do dinheiro para alcançar nossos objetivos materiais e imateriais. Sem dinheiro não tem como adquirirmos o básico para sobreviver, como moradia, roupas e alimentos. Aí vem a pergunta: quanto dinheiro devo economizar por mês?
Hum… Como responder?
Muito além do básico todos precisamos dos momentos de prazer e de descanso – para que a vida valha a pena, né! Por isso é muito importante ter uma vida financeira saudável.
Todo mundo deve pensar e repensar sistematicamente seu orçamento mensal para ter tranquilidade material, no presente e no futuro.
Na maioria das vezes nos perguntamos: quanto devemos economizar a cada mês para ter a tão sonhada tranquilidade? Quanto do meu salário devo separar como reserva? Devo investir? (Esse é um próximo passo).
Antes de obter uma resposta conclusiva VOCÊ deve anotar, organizar, analisar e compreender em que pé estão suas contas. E então, Poupar seus Pilas!
É muito difícil decidir o quanto economizar a cada mês, sem ao menos saber onde seu dinheiro está sendo gasto.
Após fazer uma análise detalhada de como você gastou seu dinheiro nos últimos meses, e descobrir se as contas são “coloradas” ou “gremistas” você poderá decidir como e quanto reservar dos seus rendimentos.
Bizu: eu sou “colorada”, mas faço questão que minhas contas sejam “gremistas”.
Dependendo de suas metas e prioridades você poderá focar na resolução e quitação de dívidas. No cenário mais otimista decidir em quais aplicações seu dinheiro será investido.
“Pay Yourself First”
Há uma convenção que indica guardar ao menos 10% da renda mensal. Este deve ser o “Pay Yourself First”, ou seja, a reserva realizada em primeiro lugar. E este é o percentual mínimo necessário.
O conceito de “pague a si mesmo primeiro” é uma importante estratégia financeira que incentiva as pessoas a priorizar suas próprias economias e investimentos antes de gastar dinheiro em outras despesas.
Essa abordagem ajuda os indivíduos a construir uma base sólida para o sucesso futuro, garantindo que eles estejam investindo primeiro em si mesmos, em vez de apenas confiar nos outros ou em eventos casuais.
Esse conceito também garante que qualquer renda extra obtida possa ser usada para aumentar nossa riqueza, em vez de gastarmos de maneira indiscriminada e volúvel. Além disso, nos ensina a importância de se fazer um orçamento planejado com antecedência,
Todo esse controle serve para que você tenha uma economia suficiente em sua aposentadoria ou fundos de emergência, se necessário. O “pague a si mesmo primeiro” é um passo essencial para alcançar segurança e estabilidade financeira a longo prazo, tornando-se um componente-chave no plano de finanças pessoais de qualquer pessoa.
Havendo a possibilidade, o indicado mesmo é reservar de 30% a 40% dos rendimentos mensais que possibilitarão criar fundos de reserva e investimentos.
Aprenda a criar uma planilha personalizada Google ou no Excel. Este é um excelente instrumento auxiliar para aplicar o método 50-30-20 em sua organização financeira. Acredite! A organização de uma planilha personalizada irá apoiar muito você em suas conquistas e na sua prosperidade.
Tenha certeza de que será muito recompensador utilizar planilhas e o método 50-30-20 no seu planejamento financeiro. Esta dedicação levará você a concretizar os seus sonhos e a ter mais confiança e estabilidade para curtir a vida com quem desejar.
Independente da maneira que você decidir planejar o seu orçamento não esqueça que este é o compromisso mais importante assumido consigo mesmo. Anote, organize, analise e compreenda suas finanças.
Planeje cuidadosamente qualquer compromisso econômico que você for fazer.
Nunca esqueça que o dinheiro é energia e um símbolo que nos proporciona tranquilidade e paz de espírito. Além da liberdade para escolher os lugares que frequentamos, o imóvel em que moramos, o que faremos em nosso tempo livre, qual curso e onde realizar. Estar financeiramente equilibrado também significar ter mais serenidade e paz – ao menos nesta temática.
Ter equilíbrio financeiro é poder proporcionar bens materiais e experiências mais satisfatórias a quem se ama. É ter mais segurança e qualidade de vida.
Não permita que crenças limitantes lhe impeçam de ter segurança, conforto e abundância material.