5 Dicas de Como Poupar Cortando Gastos Domésticos
Veja algumas sugestões de como cortar gastos domésticos e Poupar seus Pilas.
Como sempre repetimos aqui, a primeira atitude a se tomar é saber onde estão indo os gastos, sejam os domésticos, pessoais, educacionais, etc.
As despesas domésticas são consideradas essenciais. São aquelas despesas inevitáveis e necessárias e sendo assim não há como nos livrarmos delas. Mas sempre podemos dar um jeitinho para economizar e aí vai algumas dicas de como minimizar as despesas o máximo possível.
1 – Faça a sua comida
Se houver possibilidade e disposição faça você mesmo a sua comida. Aproveite os dias ou horários de folga e prepare marmitas para levar ao trabalho, à faculdade, aos passeios…
No Youtube você encontra vários canais dando dicas de como cozinhar, acondicionar, congelar e descongelar marmitas – para dias, semanas ou meses. Se quiser deixar este momento ainda mais prazeroso você pode convidar alguém especial para cozinhar junto. Ou então coloque uma música legal… um audiolivro bem astral. Enfim, aproveite! É mais barato e saudável cozinhar em casa. Seu bolso e sua saúde agradecem.
2 – SEMPRE Faça Lista de Compras
Crie o costume de SEMPRE fazer lista de compras. Ir ao supermercado sem saber, com precisão, o que você está precisando é dar sorte ao azar. É certo de que excessos serão cometidos. A probabilidade de voltar para casa com guloseimas e itens desnecessários é grande demais para se desprezar.
Mas quem nunca? – Que atire o primeiro chocolate! Hahahaha!
Comprar itens desnecessário pode gerar desperdício de produtos e alimentos, além de fazer muito mal para a sua carteira.
3 – Não vá ao Supermercado com fome
Ir ao supermercado de barriga vazia lhe dará uma falsa ideia de que precisa urgentemente de alguma guloseima. E não se engane, não será apenas uma, mas sim algumas delícias, lindas, irresistíveis, te chamando para confraternizar. Vai por mim, sei bem disso!
A chance de você voltar para casa com a sacola lotada de produtos supérfluos, que irão pesar no bolso e na barriga, é muito grande.
Então a dica é: abasteça bem a “pochetinha” antes de sair às compras. Estando bem alimentado você correrá menos risco de extrapolar nas mercadorias.
4- Não leve as crianças ao supermercado
Este é um tema bem polêmico. Alguns especialistas defendem a ideia de que as crianças devem participar ativamente da elaboração e a aquisição das compras, “sendo uma boa fase para a educar financeiramente os nossos pequenos.” Achei lindo! Mas, sabemos que as crianças adoram ir ao supermercado para ver todas as coisas interessantes.
Os pais e mães de plantão sabem que a realidade é muito diferente. Pense bem, se para você que é um adulto – acredito que seja – é difícil resistir às tentações expostas nas gôndolas, imagine para as nossas crianças!
Por mais educativo que possa parecer à primeira vista, levar os pequenos às compras também pode ser muito estressante e cansativo. a melhor escolha para evitar desgastes emocionais e situações adversas é simplesmente não levar as crianças ao mercado.
Você nunca viu uma criança fazendo birra no supermercado?
Obviamente a de outra pessoa… eu sei que a sua não faria, não é mesmo!
Sejamos pragmáticos: educação financeira na infância é FUNDAMENTAL, eu mesma queria ter tido, mas enquanto seus filhos não estiverem com idade e compreensão suficiente o melhor é não os levar ao supermercado.
Se o seu desejo é economizar, não fique frustrado, NÃO leve seu filho ao supermercado.
5 – Pesquise, pesquise e pesquise!
Antes de comprar qualquer coisa, faça pesquisas de preços!
Esta é uma dica útil para economizar dinheiro e obter o melhor valor em suas compras. Pesquisando os preços antes da compra, você pode encontrar a oferta mais barata disponível no mercado. Isso não apenas lhe permitirá economizar dinheiro na hora da compra, mas também garantirá que você esteja comprando um produto com boa qualidade por um bom preço. Muitas vezes a diferença de preço entre as lojas é brutal.
Hoje está muito mais fácil fazer pesquisas. Você pode utilizar aplicativos das próprias lojas, os seus sites ou então buscadores especializados em comparação de preços.
Independente da sua escolha o certo é sempre economizar!
Bizu: Não esqueça de anotar tudo que comprar em planilha.
É sempre bom repetir: registre, organize, planeje e economize.