Importância da Educação Financeira na Vida dos Jovens
Aprender sobre finanças desde a infância pode ter um grande impacto no futuro de qualquer pessoa. Quanto maior for o conhecimento desta temática durante o seu desenvolvimento melhores serão as chances de equilíbrio e sucesso material quando chegar na fase adulta! É muito importante a educação financeira na vida dos jovens.
Então, acreditamos que além das disciplinas tradicionais é essencial incluir no currículo escolar noções financeiras básicas. É através deste conteúdo visto nas escolas, e reforçada no ambiente familiar, que crianças e adolescentes poderão aprender conceitos fundamentais na tomada de decisões sobre onde e como aplicar seu dinheiro.
Aprendendo sobre consumo consciente, economia para objetivos específicos e essencialismo é provável que estes jovens tenham menos problemas de ordem financeira que seus progenitores.
E não se engane, aprender sobre finanças e saber ter atitudes mais sustentáveis é (sim) ser um consumidor mais objetivo, pragmático e moderado. É não desperdiçar recursos. É saber o valor das coisas disponíveis ao redor.
Inclusão de Jogos Educativos na Rotina
Além da inclusão dos jogos para educação financeira na grade curricular podem ser utilizados elementos lúdicos e interativos como os games na rotina familiar dos jovens. Os jogos, tanto os de tabuleiro quanto os virtuais, tornam os conceitos de economia mais fáceis e divertidos para nossas crianças. Além disso, permite os adolescentes explorarem e se familiarizarem sem medos!
A inclusão destes jogos educativos na rotina dos jovens só traz proveitos.
O futuro dos nossos jovens depende da educação que eles recebem no presente, por isso que é tão importante levar a educação financeira para as escolas. Educar jovens sobre finanças não só lhes ensina como gerenciar seu dinheiro, mas também como economizar e investir de forma inteligente. Isso significa ter menos problemas de ordem econômica quando chegar à idade adulta – uma circunstância essencial para qualquer pessoa!
Além disso, ensinar sobre finanças irá fornecer ferramentas úteis na tomada de decisões mais concretas e práticas quando se trata do uso dos recursos familiares. Os jovens poderão se tornar mais participativos na escolha dos bens necessários para manter uma casa saudável e funcional. E sem desperdícios.
Isso é educar para a vida!
Conteúdo Disponível
No site Vida e Dinheiro pais e professores encontram muito conteúdo de alto valor que podem ser utilizados em casa e nas escolas. Dê uma conferida. Há materiais em EAD, artigos acadêmicos e até mesmo um jogo educacional, o “Tá Osso” que pode ser baixado no Google Play, no App Store ou mesmo ser jogado online.
Apresentar para as crianças e adolescentes, de maneira agradável e divertida, noções de economia e sustentabilidade, que podem ser efetivamente aplicadas em seu cotidiano, as tornará adultos mais conscientes e moderados. Serão pessoas que sabem o que e por que compram.
Sair do mundo das ideias e encarar a realidade do mundo material, compreendendo sobre o que é dispensável e o que é essencial pode parecer um grande desafio, mas saber exatamente para onde está indo o dinheiro é extremamente importante.
Uma Sociedade Mais Equilibrada
Existem ferramentas, como as planilhas, que ajudam famílias a controlar os gastos e a manter o orçamento em dia. É fundamental criar um plano financeiro familiar onde são registrados os dados financeiros de cada membro. Todas as entradas e saídas devem ser anotadas. As crianças e adolescentes não só podem como devem participar deste processo. Registrando e conhecendo quais são os seus custos fixos mensais, assim como quais as suas despesas regulares, os tornará mais maduros e equilibrados economicamente.
Simplificando as planilhas
Manter registros dos pagamentos feitos permite ter uma visão clara do fluxo de caixa diário e saber exatamente onde está sendo gasto o dinheiro da família. A organização financeira é fundamental para a saúde material da família. Deixe este exemplo como presente aos jovens que fazem parte da sua vida. Ser consciente sobre o valor das coisas nos ajuda a sermos melhores administradores.
A família, a sociedade e o planeta agradecem!
“Felipe Molero, um garoto que aos 9 anos começou a vender balas e suco na escola para fazer seus primeiros trocados. Aos 10 anos começou a investir na tão falada Bolsa de Valores, e que na época nem imaginava que fosse se apaixonar tanto pelo assunto… Hoje tem 14 anos, é sócio-fundador de 4 empresas…”
Não deixe de conferir. Veja o poder da educação financeira na vida de uma pessoa, de uma família e do grupo ao seu redor